Escova dura limpa mais???
Em algum momento você já deve ter se perguntado se a escova dura limpa melhor os dentes... mito ou verdade?
MITO! A escova ideal para dentes naturais deve ser macia ou extra-macia!
Para uma escovação dental completa é necessário escovar as gengivas e as escovas duras além de machucar a gengiva, por causa do atrito, podem desgastar o esmalte dos dentes provocando sensibilidade, retração gengival e até dor.
Instruções detalhadas
Preparamos algumas dicas para orientar os pacientes na escovação correta dos dentes.
Dica 1 – escovar em pequenos movimentos circulares, com pouca força aplicada à escova para que não cause nenhuma lesão à gengiva, evitando retrações, exposição e desgaste da raiz e aumento de sensibilidade do dente.
Dica 2- siga sempre o mesmo padrão. Uma forma é iniciar no último dente, escovar o lado de fora (face vestibular) até o lado oposto. Voltar no dente inicial, escovar o lado de dento (face palatina para superiores e lingual para inferiores) até o lado oposto e depois escovar a face oclusal seguindo a mesma sequência.
Dica 3 – lembre-se que uma escova adequada limpa os dentes mesmo se não for aplicada quase nenhuma pressão.
Cada pessoa é única. Isto significa que pode haver individualizações na técnica utilizada para respeitar a anatomia, a idade e a habilidade de cada pessoa. Uma escovação adequada, eficaz e que não cause lesões aos tecidos não se aperfeiçoa se não houver a prática diária e criteriosa.
Ajuda profissional
Avalie a sua técnica de limpeza regularmente com um profissional da área odontológica. Ele será capaz de dizer exatamente em quais espaços interdentais deve-se utilizar o fio dental e onde as escovas interdentais são a melhor opção.
⠀