Clareamento dental escovando os dentes com carvão ativado funciona?

Essa é uma pergunta bastante frequente nos grupos onde as pessoas buscam estética com baixo custo e A RESPOSTA É NÃO! Não existem evidências científicas que esse método promova o clareamento dos dentes, além disso, a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) não aprova o uso do produto.

Não apenas a escovação com carvão ativado, mas também outros métodos caseiros como uso de limão, casca de banana, bicarbonato de sódio, morango e casca de laranja contém substâncias corrosivas ou ácidas que podem danificar a camada mais externa do dente, o esmalte.

A primeira impressão é que realmente houve um branqueamento dos dentes que podem ocorrer por causa da abrasão do carvão na superfície dental. Mas o método causa desgaste e ranhuras na estrutura dental. Em longo prazo, a espessura do esmalte fica reduzida, as ranhuras deixam a superfície mais porosa e assim os dentes escurecem mais rapidamente, lesões de abrasão surgirão em especial na região próxima à raiz causando aumento de sensibilidade, dentes ficam mais fracos e quebradiços. Essas são algumas das complicações que podem surgir. Além disso, pode ocorrer pigmentação das restaurações estéticas ao entrarem em contato com o carvão ativado. 

Clareamento dental com carvão ativado.jpg

"Mas eu JURO que vi minha blogueira preferida usando e ficou perfeito", você pode dizer... Que bom que você não vai fazer o mesmo!  Procure seu dentista e ele poderá te explicar diferentes métodos para clareamento, vantagens e desvantagens de cada um deles e ainda irá indicar qual o melhor para o seu caso. O clareamento sendo orientado pelo profissional não causa nenhum dano ao seu dente, torna-os mais brancos e atinge as expectativas do paciente.