PRÓTESES

Prótese dentária é a especialidade da odontologia que reabilita a ausência total ou parcial dos dentes perdidos. E um método para a substituição dos dentes naturais por meio de próteses fixas, próteses removíveis e recentemente pelas modernas próteses sobre implante. A instalação de uma prótese dentária pode ser fundamental para reabilitação do sistema mastigatório, restabelecendo a estética e função dos dentes, melhorando a autoestima e trazendo melhor qualidade de vida aos pacientes. As próteses mais comuns são:

- implanto- suportada: são próteses apoiadas sobre implantes. 

- dento-suportada: são próteses apoiadas sobre dentes ou raízes naturais.

- muco-suportada: próteses totais onde o paciente não possui nenhum dente ou implante.

Coroa dentária de porcelana ou cerâmica pura (prótese metal-free)

A coroa dentária mais bonita, durável e que oferece melhor adaptação é sem dúvida a coroa de cerâmica pura. As cerâmicas odontológicas foram desenvolvidas pra atender os pacientes com necessidades de próteses com demanda por materiais mais estéticos e resistentes livre de metal. É a tendência ao futuro dos materiais. Oferecemos ao paciente a tecnologia CAD/CAM na confecção de próteses Metal-Free, E-Max ou Zircônia. É mais agilidade e segurança aos pacientes.

Coroa dentária metalo-cerâmica

Este tipo de coroa dentária tem a estrutura metálica e é revestida por cerâmica na cor dos dentes vizinhos. Tem a desvantagem de ser mais opaca que a coroa de cerâmica pura. Há casos de substituição em longo prazo devido à exposição da interface dente-restauração onde a estética pode ser bastante prejudicada pela exposição do metal. Em termos de custo, é pouco mais barata em ralação a coroa de porcelana pura.

Prótese removível

A prótese removível pode ser total ou parcial. O tipo de prótese dentária indicada para cada pessoa depende de muitos fatores: o número de dentes a colocar, os apoios existentes, a estrutura óssea disponível e evidentemente o preço. É a que apresenta melhor custo-benefício na maioria das vezes ao paciente. A desvantagem é que o paciente tem que remover para realizar a higienização, algo que pode ser solucionado com o auxílio de implantes odontológicos.

Uma boa prótese total, deve ser substituída a cada 5 anos mesmo que o paciente se sinta bem com ela. Com o uso constante ocorre, sem que o paciente perceba, um desgaste dos dentes da prótese. Isto pode em longo prazo causar problemas nas articulações da mandíbula (ATM) pela diminuição da altura da mordida, além de perda da estética.

Prótese provisória

Como parte muito importante do tratamento, uma prótese provisória bem realizada é certeza de sucesso no tratamento definitivo. Ela mantém a estética durante o tratamento, é responsável por dar contorno adequado à gengiva, melhorando o perfil de emergência do dente, mantém o dente em posição evitando movimentações dos dentes vizinhos e fornece referência estética e funcional para a confecção da prótese definitiva. A prótese provisória deve ser usada durante o tempo de tratamento que pode variar de algumas semanas a 6 meses dependendo do tratamento e deve ser acompanhada pelo seu dentista nesse período.

This video showcases what a dental implant is and how they work. We take a look at the procedure to place dental implants from start to finish.